Não diga coisas como “você não está deprimido” para eles. Em vez disso, tente essas formas mais eficazes de como lidar com uma pessoa deprimida.

Se você nunca teve depressão, bem, antes de tudo, você tem muita sorte. E em segundo lugar, não é uma coisa fácil de passar. Claro, você pode ter sido abandonado e se sentiu deprimido por um par de meses, mas depois, eventualmente, você saltou para fora dele. Aprender a lidar com uma pessoa deprimida significa muito mais do que uma frase invertida.

Para algumas pessoas, não é tão simples como apenas “saltar” dele. Claro, se você nunca teve depressão, você não saberia. Então, eu entendi. E é ótimo que você tenha terminado esse recurso porque quer saber o que precisa fazer para ajudar você e essa pessoa. 

Como lidar com uma pessoa deprimida

Quando você pergunta a uma pessoa deprimida como é a depressão, a maioria delas descreve a sensação como se estivesse presa em um buraco escuro. É claro que não há como saber como é, a menos que você a tenha experimentado. Mas são sentimentos prolongados de desesperança, irritabilidade e tristeza.

Então, para alguém que lida com depressão, não é algo que muda da noite para o dia. Mas, se você souber como lidar com alguém com uma pessoa deprimida, você será um sistema de apoio que é o que eles precisam. Só não diga a eles, “vai ficar tudo bem”.

# 1 A depressão é grave. Você pode estar pensando que o que eles sentem não é grande coisa. Lembre-se, a depressão é uma condição muito séria. Afeta sua energia, qualidade de vida, motivação e relacionamentos pessoais. Basta olhar para o relacionamento com essa pessoa, você provavelmente notou uma mudança. Então, na realidade, a depressão tem a capacidade de literalmente dominar a vida de alguém. 

# 2 Não finja que não existe. Se você está se perguntando como lidar com uma pessoa deprimida, não pense que seu amigo está apenas tendo “um daqueles dias”. Reconheça sua depressão. Não é nada vergonhoso. Ao ignorá-lo, você na verdade piora o problema e, na verdade, impede que eles procurem tratamento. Essa pessoa, seja seu pai, irmã ou melhor amigo, sofre de depressão e você precisa aceitar isso. 

# 3 Você não pode consertá-los. Eu sei que você quer ajudá-los e fazê-los se sentir melhor e isso é só porque você os ama, mas você não pode consertá-los. É um problema sobre o qual você não tem controle, portanto não se responsabilize pela depressão deles. Essencialmente, a pessoa com depressão é a única pessoa que pode se ajudar.

# 4 Não os afogue com positividade. Não se torne uma daquelas cheerleaders irritantes que sempre pregam algumas citações inspiradoras que encontraram no Instagram. Eles estão deprimidos e confiam em mim, sua citação inspiradora não vai ajudar. Sim, elogie-os ou conte-lhes uma história positiva de algo que aconteceu no mundo, mas não os engasgue com isso.

# 5 Deixe-os falar sobre isso. Você quer estar lá como um sistema de apoio, então, deixe-os falar sobre o que estão sentindo. Não diga a eles: “você não deveria se sentir assim” ou “mas todos nós amamos você”, se você vai dizer isso, melhor você não dizer nada. Se você quiser entender como eles se sentem, esteja aberto e permita que eles expressem seus sentimentos, concordando ou não

# 6 Valide seus sentimentos. Você e essa pessoa vivem em dois mundos diferentes. Você não sabe como eles se sentem e o que eles estão realmente passando. Então, a melhor coisa que você pode fazer é ser solidário. Isso significa que, em vez de tentar abordá-los logicamente, valide o que eles têm a dizer.

Se eles falam sobre o quanto estão cansados, em vez de dizer a eles para irem dormir cedo, diga a eles: “O que você está passando parece muito difícil. Sinto muito que você não esteja dormindo bem à noite. Posso fazer alguma coisa para ajudar? ”Dessa forma, em vez de dar conselhos, você pergunta o que eles precisam.

# 7 Ofereça seu apoio. Se você quiser saber como lidar com uma pessoa deprimida, lembre-se de que não é fácil lutar sozinho. Sim, isso é algo que eles têm que fazer sozinhos, mas ter um sistema de suporte é importante. Então, ofereça seu apoio.

Pergunte se eles gostariam que você encontrasse um médico ou terapeuta com eles, se eles precisavam que você fizesse consultas, etc. Pessoas que sofrem de depressão tendem a ter pouca energia, então esses pequenos atos ajudam.

# 8 Incentive-os a sair com você. Claro, haverá dias em que eles não querem sair, mas não considerem isso uma derrota. Continue a convidá-los e convide-os para as atividades. Se eles não quiserem sair, sugira uma noite de cinema no lugar deles. Essencialmente, tente apoiá-los através de atividades e tempo de qualidade juntos. Não desanime se eles disserem não. Continue perguntando.

# 9 Seja auto-consciente. Além disso, certifique-se de permanecer forte enquanto apóia essa pessoa. Então, isso significa que você precisa ser autoconsciente. Certifique-se de estar ciente do seu estado emocional e como seu corpo reage. Se você vê-los todos os dias e notar fadiga, então, talvez os veja a cada segundo dia. Embora você seja um suporte, você também precisa cuidar de si mesmo.

# 10 Definir limites. Não pense que você é uma pessoa ruim para estabelecer limites. No final do dia, você também precisa cuidar de si mesmo. Quando se trata de entender como lidar com uma pessoa deprimida, os limites não são negativos. Em vez disso, garante que você ainda tenha controle sobre sua vida. Você não quer esgotar. Portanto, estabeleça limites claros sobre o que você fará ou não, porque você só pode fazer muito.

# 11 Fique focado em sua vida. É muito fácil envolver-se na vida de outra pessoa, especialmente quando precisam de ajuda. Embora você possa mudar algumas partes de sua rotina diária, é importante manter sua vida tão próxima de como era antes de ajudar essa pessoa. Veja outras pessoas e mantenha-se ativo.

# 12 Fale com um terapeuta. Você também precisa ter suporte. Você não é um médico treinado. Então, lidar com alguém que tem depressão não é algo que você está acostumado. Certifique-se de falar com alguém que possa ajudá-lo no processo. Eles poderão conversar com você sobre como você está se sentindo e fornecer ferramentas para usar.