O que é beber com risco? Quanto álcool é demais? Por que as mulheres processam o álcool de maneira diferente dos homens? Estas perguntas e muito mais são respondidas juntamente com dicas para beber com responsabilidade.

Álcool e sua saúde
O tamanho, o tipo de corpo e a maneira pela qual os corpos das mulheres processam o álcool significam que as mulheres, especialmente as mulheres mais jovens, podem ser afetadas pelo álcool muito mais rapidamente do que os homens.

As diretrizes do Conselho Nacional de Saúde e Pesquisa Médica de 2009 (NHMRC) dizem: “Em níveis mais altos de consumo, grandes diferenças por gênero são vistas, com o risco de as mulheres serem significativamente mais altas do que as dos homens. O risco para as mulheres também aumenta mais rapidamente com o aumento do consumo do que para os homens.

Beber com baixo risco
A diretriz do Conselho Nacional de Saúde e Pesquisa Médica Australiana (NHMRC) para reduzir os riscos à saúde associados ao consumo de bebidas alcoólicas define o consumo de álcool de 'baixo risco' para mulheres saudáveis ​​como não mais do que duas bebidas padrão em qualquer dia com dias livres de álcool.

Este nível de "baixo risco" de consumo de álcool em conjunto com um estilo de vida saudável não parece estar associado a doença de longa duração.

No entanto, há momentos em que você provavelmente não deve consumir álcool:

Durante a doença
Ao tomar medicação
Quando grávida
Quando amamentando
O seu médico pode aconselhar nestes momentos.

Beber de alto risco
O consumo de álcool de alto risco é melhor definido como qualquer coisa que exceda o consumo de mais de duas bebidas padrão por dia. Beber de alto risco, incluindo o consumo excessivo de álcool em um curto espaço de tempo, pode colocar sua saúde em sério risco.

Ter mais de quatro bebidas padrão em uma única ocasião (mesmo que você faça isso apenas uma ou duas vezes por semana) pode causar problemas de saúde, aumentar o risco de ferimentos e acidentes e afetar as relações com pessoas próximas a você.

Efeitos a curto e longo prazo do consumo de alto risco
Efeitos a curto prazo do consumo de alto risco
Dormir mal
Mudanças no humor (freqüentemente afetando relacionamentos)
Dores de cabeça
Desidratação
Problemas com o funcionamento do dia-a-dia, incluindo decisões claras
Irritação do revestimento do estômago, intestino e pâncreas, que podem causar náuseas, vômitos ou diarréia
Acidentes e ferimentos

Efeitos a longo prazo do consumo de alto risco
Depressão
Incapacidade de pensar com clareza
Dependência do álcool
Baixa vitamina B, zinco e magnésio - especialmente quando combinado com a ingestão irregular
Aumento do risco de alguns tipos de câncer - particularmente câncer de mama
Demência
Dano hepático permanente
Ganho de peso
Declínio na qualidade de vida
Dificuldades de relacionamento

O que é uma bebida padrão?
Uma bebida padrão contém 10g de álcool. Todas as latas de álcool ou garrafas pré-embaladas têm o número de bebidas padrão listadas no rótulo.

Ao acompanhar o seu consumo de álcool, é importante contar as bebidas padrão consumidas, em vez do número de latas ou copos. Vinho, cerveja e bebidas espirituosas são às vezes servidos em copos que podem conter mais do que uma bebida padrão. Pergunte ao pessoal do bar se não tiver certeza.

Diferentes tipos de bebida alcoólica também terão diferentes níveis de teor alcoólico e muitas vezes podem ser superiores a uma bebida padrão. Por exemplo, bebidas pré-misturadas podem ser iguais a 1,5 ou mais bebidas padrão e coquetéis podem ser iguais a duas ou mais bebidas padrão.

Guia de bebida padrão BEBIDA ALCOÓLICA CONTEÚDO DE ÁLCOOL SERVICE TAMANHO NÚMERO MLS DE BEBIDAS PADRÃO Vinho 9,5-13% Vidro pequeno 100 1 Média restaurante que serve 150 1,5 Grande vidro 200 2 Garrafa 750 7,5 Vinho Fortificado, por ex. Porto ou xerez 18% Glass 60 1 Espíritos 37-40% Nip ou tiro 30 1 Duplo 60 2 Garrafa 700 22 Espíritos Pré-Misturados 5-7% Garrafa 275 1.3 Pode 375 1,8 Baixa resistência 2,7% Pote ou middy 285 0,6 Pode ou stubbie 375 0,8 Escuna 425 0,9 Cerveja de força média (3,5% de álcool) 3,5% Pote ou middy 285 0,8 Pode ou stubbie 375 1 Escuna 425 1,2 Cerveja de força total ou cidra incluindo cerveja dieta 4,9% pote ou middy 285 1,1 Pode ou stubbie 375 1,4 Escuna 425 1,6

Álcool e jovens
De acordo com as Diretrizes Nacionais de Álcool, são os jovens adultos australianos que têm o maior consumo de álcool e estão mais expostos ao risco de lesões relacionadas ao álcool:

trauma da estrada
coação sexual
quedas
violência
morte acidental, por ex. afogamento ou overdose
suicídio
A bebedeira é mais comum entre os jovens de 14 a 25 anos. Agora os pais são avisados ​​de que crianças com menos de 15 anos correm maior risco de sofrerem danos causados ​​pelo álcool, portanto, não beber com menos de 15 anos é especialmente importante, e o consumo de álcool entre 15 e 17 anos deve ser adiado por tanto tempo quanto possível.

É importante que adultos jovens (e adultos mais velhos) avaliem cuidadosamente os riscos envolvidos antes de ingerirem álcool em níveis acima das diretrizes recomendadas.

Sugestões úteis para beber com responsabilidade
Estabelecer limites
Defina um número máximo de bebidas para a noite e faça um pacto com seus amigos para ajudá-lo a mantê-lo
Leve uma quantia limitada de dinheiro com você, para ajudar a limitar o quanto você bebe
Bebidas alternativas
Comece e termine com refrigerantes ou água
Alternativa entre bebidas alcoólicas e não alcoólicas
Escolha bebidas com baixo teor alcoólico Escolha bebidas como cervejas leves, bebidas mistas com refrigerante ou refrigerante extra.
Inclua comida
Não pule refeições quando sair
Beber álcool com alimentos para retardar a absorção do álcool
Evite alimentos salgados que deixam você com sede e fazem você beber mais
Coma sensatamente durante a semana, faça exercícios e durma para que você esteja mais saudável para começar
Sabe o que você está bebendo
Evite bebidas caseiras, como ponche, onde você não pode determinar o teor alcoólico
Esteja ciente de amigos ou garçons que completam suas bebidas - isso torna muito mais difícil avaliar quanto você teve que beber
Mantenha juntos Certifique-se de seus amigos ficar com você, a noite toda, para apoiar você e suas decisões.
Seja o motorista designado Ofereça ser o motorista designado assim em algumas noites fora você não bebe.
Saiba o que é divertido
Lembre-se de que você não precisa beber muito para deixar ir e se divertir
Pense no que faz uma noite divertida para você que não envolve beber em excesso

Álcool e câncer de mama
O consumo regular de álcool aumenta o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama. Este risco aumenta com o nível de álcool consumido, portanto, uma redução no consumo de álcool por mulheres que bebem álcool regularmente pode reduzir o risco de câncer de mama.

Álcool, gravidez e amamentação
As diretrizes do 2009 NHMRC aconselham as mulheres grávidas e mulheres que amamentam não devem beber álcool. Beber de alto nível durante a gravidez pode causar uma série de problemas de saúde para o feto, e pode aumentar a probabilidade de aborto espontâneo.

O álcool na corrente sanguínea também passa para o leite materno, que por sua vez pode causar irritabilidade, má alimentação e distúrbios do sono na criança.

Álcool e menopausa
Para as mulheres na época da menopausa, a ingestão de álcool pode exacerbar os afrontamentos e aumentar o risco de ganho de peso em excesso.

Se o álcool está afetando sua saúde e você está tendo problemas para parar de beber, converse com seu médico e procure ajuda especializada.